PREFEITURA DE NOVA BRASILÂNDIA ALERTA: CUIDADO COM FAKE NEWS: USO DE MÁSCARA CONTINUA SENDO OBRIGATÓRIO.

A prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde alerta a população sobre informações  que circula nas redes sociais afirmando que o uso de máscara não é mais obrigatório no Brasil, e menciona a Lei 14.019/2020 publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) em 3 de julho de 2020. A informação trata-se de fake news. A legislação que obriga o uso de máscaras em espaços públicos e privados segue em vigor no Brasil, assim como continua valendo todas as orientações e medidas sanitárias para evitar a proliferação do vírus.

Nesse período de pandemia, os cuidados com a higiene pessoal e as medidas de enfrentamento do novo Coronavírus continuam.

Uma delas é o uso de máscaras faciais que continua obrigatório para todas as pessoas. A regra é uma determinação estadual, Federal e Municipal e contempla qualquer espaço de uso público, como ruas, calçadas, avenidas, praças e similares.

“A flexibilização do funcionamento do comércio aumenta ainda mais a necessidade e a importância do uso de máscara facial, que minimiza as chances de contágio da COVID-19 (novo coronavírus)”.

Outras regras sanitárias preventivas continuam também, como manter ao máximo o distanciamento social, higienizar locais e produtos, lavar as mãos com frequência.

A prefeitura através da Secretaria de Saúde faz importante reflexão  “Ainda não estamos imunizados e o vírus continua a se espalhar, infectando muitas pessoas, levando um grande número ao óbito. Não podemos de maneira nenhuma nos descuidar, cuidado consigo próprio e com as outras pessoas, momento de empatia, e da responsabilidade social e afetiva.”