Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA em parceria com o Detran, Sedam e Pit stop contra queimadas urbanas.a Vigilância sanitária realizaram

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA em parceria com o Detran, Sedam e a Vigilância sanitária, realizaram no dia 02 de julho de 2021 um Pit stop contra queimadas urbanas, o evento aconteceu na Avenida JK esquina com avenida 13 de maio, onde entregaram panfletos, adesivos e saco porta lixo para carro e esclareceram quanto aos prejuízos e danos à saúde pública causadas pelas queimadas urbanas.

As queimadas urbanas ocorrem principalmente para a queima de lixo doméstico, folhas e para a limpeza inadequada de lotes baldios. Elas causam poluição, danos as redes de energia e telefone, doenças respiratórias como asma e rinite, além de aumentar o calor e causar poluição atmosférica. As fumaças causadas pelas queimadas, além de desagradável podem conter substâncias tóxicas. O fogo é outro agravante preocupante, pois acaba espantando para dentro das residências animais como: cobras, escorpiões, aranhas e ratos que vivem nos quintais e lotes baldios.

Unindo esforços para combater as queimadas em Rondônia, a secretaria de meio ambiente intensifica ações de prevenção com fiscalização e educação ambiental à população.

Queimada é crime

Realizar queimadas é crime, na medida em que infringe o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98). O artigo reza que “é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. A pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

 

Menu