CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA – 2019 NA ZONA URBANA ACONTECE NESTE DIA 28 DE SETEMBRO

A Prefeitura do Município de Nova Brasilândia d’Oeste por meio da Secretaria de Saúde, realizarão no dia 28 de setembro a Campanha de Vacinação Antirrábica – 2019, na Zona Urbana. A campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.

O Dia “D” da Campanha de Vacinação (28/09), será das 08:00 às 17:00 horas, e contará com 11 postos de atendimento distribuídos em pontos estratégicos da cidade, devidamente sinalizados. A estimativa será de vacinar aproximadamente 80% de cães e gatos do Município.

Confira abaixo os Postos de Vacinação – Zona Urbana:

POSTO 1
Unidade de Saúde- Nasf setor 13

POSTO 2
Quartel da PM

POSTO 3
Em frente ao Posto São Jorge (Chapéu de Palha)

POSTO 4
Bar da Regina em frente ao Campo Municipal

POSTO 5
Bar Sol Nascente em frente à Escola Aurélio

POSTO 6
Escola Machado de Assis

POSTO 7
Garagem da SEMECE

POSTO 8
Escola Rocha Pombo

POSTO 9
Em frente ao Posto Santa Maria setor 15

POSTO 10
Centro Comunitário

POSTO 11

Clube da Terceira Idade

Orientações gerais:

• Levar carteira de vacina do animal, aos que ainda não tem, a carteira será emitida na hora;
  • Todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos;
  • Os cães devem portar coleira e guia;
  • Os gatos devem estar devidamente contidos em caixas de transporte ou em fronhas/sacos de estopa;
  • Não são fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa;
  • Não é realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizem cadastro prévio*.

A Doença

A raiva é uma doença que atinge diretamente os mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele no novo hospedeiro. Este vírus pode ser transmitido por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

É uma doença terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.