PREFEITURA MUNICPAL ATRAVÉS DO CONSELHO TUTELAR FAZ UM ALERTA À SOCIEDADE PARA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura de Nova Brasilândia, por meio do Conselho Tutelar faz alerta a sociedade sobre o combate do abuso e a exploração das crianças e dos adolescentes. O tema marca a data de 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração sexual das crianças e adolescentes.

Conforme dados oficiais, no Brasil, uma criança por dia é vítima de violência. A campanha do dia 18 de maio tem o intuito de promover ações de sensibilização, formação de multiplicadores sobre o tema para que se promova o combate de qualquer tipo de violência com as crianças e adolescentes.

Em virtude da pandemia do coronavírus, diferente dos anos anteriores, a campanha não contará com palestra, evitando assim a aglomeração de pessoas.

Em 2020 comemora-se o 20º ano de mobilização e a proposta da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, para marcar a data a equipe usou a redes sociais com live onde conselheiros e psicóloga passam informações para conscientização de toda população, foi feito também uma linda decoração no centro da cidade com Bexigas, faixas FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, o objetivo é não deixa de conscientizar a população. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, disse o colegiado.
Nova Brasilândia conta hoje com atendimentos de orientação e prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Conselho Tutelar, CRAS além de uma parceria com a Semed e apoio da Secretaria Municipal da Saúde no atendimento dessas crianças e adolescentes e suas famílias.
O prefeito falou sobre a importância do trabalho realizado pelos órgãos do município, do Estado e da União para o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e apela a todos que tiverem conhecimentos de fatos como estes que utilizem os meios oficiais para a denúncia. “Com a ajuda da população poderemos combater com mais eficiência e celeridade este crime repugnante”, afirmou.

DENÚNCIAS
Qualquer pessoa que tiver conhecimento de casos de abusos e a exploração sexual de criança e adolescentes pode denunciar através dos seguintes números: (69) 999831400 atendimento 24 horas (Conselho Tutelar), (69) 3418-2887 Disque 190 ou ainda pelo Disque 100, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes.