Prefeitura de Nova Brasilândia através da Vigilância epidemiológica Alerta para acidentes com animais peçonhentos .

A Prefeitura de Nova Brasilândia e Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância epidemiológica alerta a população para redobrar os cuidados nesse período de Colheita de café para prevenir acidentes com animais peçonhentos.

De acordo com os dados repassados pela Vigilância Epidemiológica, os acidentes por picada de cobra em nosso Município tendem a aumentar na colheita de café:

Foram 03 casos no mês de março,

02 casos no mês de abril;

03 casos no mês de maio, sendo 01 caso não peçonhento.

01 caso por acidente por escorpião.

Ocorreu de ter 02 casos de picada de cobra no mesmo dia, no mês de maio.

Os soros antiveneno e fornecido pelo MS, enviado ao Estado, repassado aos Municípios por meio da VGRS/Rolim de Moura.

O Município de Nova Brasilândia D`Oeste, tem a preocupação de manter o estoque de soros antiveneno para atender a população em tempo oportuno, sempre que surgem casos que há necessidade de utilização de soroterapia, e feita a solicitação a VGRS para reposição de estoque.

Como prevenir acidentes com animais peçonhentos:

Moradores de área rural e trabalhadores da agricultura não podem deixar de usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações

No amanhecer e no entardecer, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que serpentes estão em maior atividade:

Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las;

Afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários;

Não acumular entulhos e materiais de construção;

Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede;

Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

Manter limpos os locais próximos das casas, jardins, quintais, paióis e celeiros; Evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada;

Limpar terrenos baldios, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas.

O que fazer em caso de acidente com animais peçonhentos:

Procure atendimento médico imediatamente.

Informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como:

Em acidentes nas extremidades do corpo, como braços, mãos, pernas e pés, retire acessórios que possam levar à piora do quadro clínico, como anéis, fitas amarradas e calçados apertados.

Não amarre (torniquete) o membro acometido e, muito menos, corte e/ou aplique qualquer tipo de substancia (pó de café, álcool, entre outros) no local da picada.

Primeiros socorros em caso de acidentes com animais peçonhentos:

Lavar o local da picada com água e sabão; não fazer torniquete ou garrote, não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida, nem aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções; não ingerir bebida alcoólica, querosene, ou fumo, como é costume em algumas regiões do país; levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado em tempo.