PREFEITO MUNICIPAL DE NOVA BRASILÂNDIA REALIZA REUNIÃO COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA DEFINAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E MEDIDAS PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Na tarde desta Terça-feira, 17 de março, a Prefeito de Nova Brasilândia promoveu uma reunião com profissionais da saúde municipal, para discutir medidas a serem tomadas.

Diante da gravidade e mesmo sem haver casos confirmados no município a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para a prevenção e evitar o contágio e propagação no município, através dessa reunião realizada pelo Prefeito juntamente com profissionais da Saúde, serão adotados, uma série de medidas que visam reforçar a importância de evitar a propagação do vírus.

Na ocasião o prefeito ouviu opiniões de todos os profissionais da saúde presente, para definição de estratégias e medidas de como os profissionais devem proceder em caso de suspeita do novo coronavírus (COVID – 19) nas unidades de saúde municipais e, critérios de precaução para identificação e análise de casos suspeitos.

O objetivo foi alinhar as orientações sobre o enfrentamento de possíveis casos, conforme definições do estado sobre plano de contingenciamento, importância da vigilância epidemiológica, notificação, investigação, coleta e transporte de amostras; monitoramento do estado de saúde de pacientes suspeitos; tratamento do COVID- 19; medidas de precaução; ações integradas para enfrentamento na Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica.

O coronavírus é transmitido da mesma forma que uma gripe comum. Isso significa que a doença é passada pelo contato com secreções de pessoas contaminadas: gotículas de saliva, espirro, tosse, toque ou aperto de mão seguido de contato com boca, nariz e olhos.

A prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde alerta toda população para seguirmos rigorosamente as orientações e todas as medidas necessárias para se prevenir.

Os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir são:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Evite aglomerações se estiver doente;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Não compartilhe objetos pessoais