PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES DA SAÚDE PARA COMBATE À HANSENÍASE

A Prefeitura Municipal de Nova Brasilândia do Oeste, para reforça o atendimento à população com mais segurança e responsabilidade encaminhou  enfermeiros ao município de Rolim de Moura nesta quarta-feira 19 de fevereiro 2020, para participarem de treinamento quanto ao combate a hanseníase.

Com treinamentos na área da saúde a SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) reforça o compromisso do município em controlar essa enfermidade, além de oferecer o diagnóstico e o tratamento precoces, difundir informações e desfazer preconceito.

É essencial a conscientização da população e também dos profissionais de saúde.

Alerta Conheça Sintomas de Hanseníase

• Sensação de formigamento.
    • Fisgadas ou dormência nas extremidades.
    • Manchas brancas ou avermelhadas na pele.
    • Perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato.
    • Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor.
    • Nódulos e placas em qualquer local do corpo.

A Secretária Municipal de Saúde orienta que a população procure uma unidade de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, e também quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença imediatamente.

“É de extrema importância treinamentos para conscientização da população e de profissionais de saúde fortalece ainda mais o combate à doença, tornando-os mais atentos às principais manifestações clínicas da doença e aptos ao tratamento, enfatiza Prefeito”

A Secretária da Saúde Vanderli Alves da Silva Diz  “Com apoio da Prefeitura Municipal a SEMUSA tem buscado reforçar a educação continuada dos nossos Profissionais.”