PREFEITURA ALERTA POPULAÇÃO SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR DENGUE.

A Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste, através Secretaria Municipal de Saúde, alerta toda população sobre cuidados para evitar o mosquito Aegypti transmissor da dengue, zika e Chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

Nesse período chuvoso, favorece à proliferação do mosquito Aedes aegypti, é a época de maior risco dessas doenças, e nosso apelo é para que todos os moradores mantenham a contribuição na luta para combater a proliferação do mosquito.

A enfermeira Leidinéia Aparecida Lopes, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, divulgou nota informativa com esclarecimentos e números sobre casos de dengue, em 2019 foram notificados 88 casos suspeitos de dengue, com 24 casos confirmados e 64 casos descartados, enquanto zica vírus, foram notificados 06 casos, sendo confirmados 02 casos é 04 casos descartados.

Enquanto em 2020 de janeiro até fevereiro já foram notificados 50 casos suspeitos de dengue com 10 casos confirmados e 01 casos de Zica Vírus confirmado até o momento.

É essencial a participação consciente de toda a população, em  não descuidar do quintal, mantenha caixa da água fechada, encha de areia até as bordas os vasos das plantas, coloque o lixo em saco plástico e mantenha a lixeira bem fechada, mantenha as calhas limpas, fossas tampadas, para  evitar água parada, essa é a melhor forma de combater o mosquito.

Orientamos a toda população que se o foco do mosquito Aedes Aegypti for encontrado e não puder ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, procurar o setor de endemia, para remover os possíveis focos/criadouros.

O Coordenador de endemias Vilson Ferrarezi, orienta a população a fazer a entrega dos pneus que não estão sendo utilizado no setor de endemias, que fica localizado anexo ao Hospital Municipal Anselmo Bianchini.

“O apoio e cuidados de toda população são extremamente necessários”, reforça o coordenador do Controle de Endemias”.

“O Prefeito em sua fala ressalta que é importante os moradores mantenham se atentos, providenciando os cuidados necessários para evitar o mosquito, considerando que os hábitos básicos como descarte correto de lixo e água parada são fundamentais para prevenção contra doenças. “O poder público vem fazendo sua parte com uma equipe dedicada que promove ações de combate ao mosquito da dengue, mas precisamos do apoio da população que é fundamental neste processo”, frisou Prefeito.

ATENÇÃO:  Suspeita de Dengue ou Zica vírus como: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, dor nas costas e juntas, vermelhidão pelo corpo e coceira, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

Os principais sintomas da dengue são:

• Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal-estar.
  • Falta de apetite.