A PREFEITURA ALERTA A COMUNIDADE SOBRE DESCARTE INCORRETO DE EMBALAGENS DE PRODUTOS AGROTÓXICOS.

A Prefeitura de Nova Brasilândia por meio da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente orienta sobre os procedimentos que devem ser adotados por todos aqueles que utilizam produtos agrotóxicos, seja no meio rural ou mesmo em chácaras, sítios ou quintais com culturas agrícolas, como pés de laranja, limão, acerola, coco, entre outros.
Ferramenta importante para auxiliar na produção agrícola, os agrotóxicos são utilizados pelos produtores rurais para controlar pragas e demais adversidades que afetam as lavouras. No entanto, além da utilização adequada e segurança no manuseio, os produtores precisam ficar atentos também quanto ao descarte.

Que pode ser feito no posto de coleta na Lh. 25 a poucos metros da Lh.138, onde o atendimento é de Segunda a Sexta Feira em Horário Comercial.

As embalagens rígidas devem ser lavadas previamente, processo conhecido como tríplice lavagem, e entregues junto com as tampas.

Orientamos ao produtor que na compra do produto agrotóxicos, se informe com vendedor ou responsável da loja, todas as informações sobre o produto e sobre o ponto de descarte.

“O descarte correto das embalagens promove a diminuição dos riscos ao meio ambiente e à saúde humana e animal, além do cumprimento da legislação em vigor”, enfatizou o Prefeito.
Para quem ainda tem dúvidas, seguem abaixo todos os passos para que a lei seja cumprida e o Brasil continue dando um bom exemplo:
1 – Lavagem: é necessário, primeiro, esvaziar completamente as embalagens no tanque do pulverizador. Depois, deve-se adicionar água limpa em até um quarto do volume do frasco, tampe e agite por 30 segundos. Esta água também deve ser jogada no tanque do pulverizador. Repita a operação três vezes. Ela é chamada de tríplice lavagem.
2 – Após passarem pelo processo da tríplice lavagem, todas as embalagens devem ser inutilizadas (danificadas para que não sejam usadas como recipiente novamente). Para isso, corte o fundo da embalagem ou faça furos no fundo, atentando para ter a certeza de que ela não terá mais utilidade.
3 – Armazene os frascos lavados e inutilizados em um local adequado e verifique com o revendedor do produto o local indicado para o descarte  das embalagens, geralmente um posto de recebimento.
4 – Todos os recipientes devolvidos – diretamente ou através da revenda – devem seguir para uma central de recebimento. As embalagens passam por um novo tratamento e de lá, seguem em blocos compactados e prensados para as indústrias recicladoras.
5 – É muito importante nunca se esquecer de guardar o comprovante de devolução das embalagens. Este documento deve ser apresentado sempre que a fiscalização for até a propriedade.