PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE POR INTERMÉDIO DO CRAS REALIZARAM EXERCÍCIOS CORPORAIS PARA O GRUPO RAIO DE SOL

Prefeitura Municipal de Nova Brasilândia d’Oeste por intermédio do CRAS realizaram nesta terça-feira dia 20 de novembro de 2019, exercícios de resistência corporal para o Grupo Raio de Sol, afim de melhorar a resistência corporal e a força muscular, aliviar dores nos joelhos e costas. A ação foi realizada com a colaboração da Clínica geral Luiza Fialho Guimarães e da Sirlene Alexandrina Maximiano Licenciada e bacharel em educação física, as quais estiveram orientando o grupo através de palestras e exercícios físicos.

A prática de atividade física na terceira idade é importante para reduzir os danos causados pelo tempo, como o enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, perda de agilidade e flexibilidade e de resistência muscular. Além disso, nessa idade, muitas pessoas sentem a necessidade de um convívio com mais pessoas, e a prática do exercício físico pode muito bem ser um dos melhores remédios contra a depressão e outras doenças.

“É justamente nesses momentos que podemos oferecer os benefícios sociais envolvendo exercícios em grupos, com atividades lúdicas para que eles não se sintam excluídos socialmente. Além disso, a prática regular de uma atividade física produz endorfinas, serotonina, hormônios proporcionam a sensação de bem-estar”, comenta a diretora do CRAS.

Enfatizou o Prefeito que ter uma rotina de exercícios físicos impacta no bom funcionamento do organismo, “O exercício físico com orientação de um educador físico para essa idade faz com que essas capacidades físicas melhorem para que eles venham a ter uma qualidade de vida melhor”.

Como envelhecer é um processo que ocorre aos poucos, quanto mais cuidar da saúde física e mental, menores serão as chances de ter doenças crônicas, aquelas doenças que necessitam de um acompanhamento por maior tempo, como diabetes, hipertensão, entre outras. Como o caso de Trombose:

O que é trombose?

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

Quais são os sintomas da trombose?

• dor;
  • calor;
  • vermelhidão;
  • rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

Como prevenir a trombose?

• praticar exercícios físicos regularmente;
  • evitar o consumo de álcool e tabagismo;
  • manter uma dieta equilibrada são as principais maneiras de prevenir a trombose.