PREFEITURA DE NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE POR MEIO DA SECRETARIA DE ESPORTES REALIZA PALESTRA PARA ÁRBITROS, DIRIGENTES E TÉCNICOS DE TIMES DO MUNICÍPIO

No decorrer desta semana, foi realizado uma palestra com a psicóloga do NASF Lusilene Mariano para Árbitros, Dirigentes e técnicos de times do Município, com o tema trabalhando sobre pressão. Uma ação da Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura.

A palestra “Trabalhando Sobre Pressão” tem como objetivo, auxiliar e orientar os dirigentes, técnicos de times e árbitros. Pois durante as competições, as decisões dos técnicos, dirigentes e árbitros estão sempre sujeitas à opinião pública. Como resultado, a equipe técnica frente aos times é frequentemente questionada sobre suas tomadas de decisão e gerenciamento dos jogos, fazendo com que os eventos esportivos fluam bem e eles são capazes de criar um ambiente positivo focado no espírito esportivo e na competição.

Uma boa equipe acelera o fluxo do evento esportivo, tendo em mente que o resultado da partida depende da tática e habilidade dos jogadores. O estresse costuma andar lado a lado a cada partida, de modo que a torcida, jogadores, técnicos e dirigentes exercem um papel de pressão com relação ao desempenho das equipes.

“Já na posição de árbitro de futebol, na maioria das vezes, se encontra em estado de estresse e ameaça, já sua função no esporte requer do mesmo uma interferência nas ações dos atletas realizados durante a partida, objetivando aplicar regras do esporte. Esta função de aplicar regras e de decidir a favor ou contra uma equipe podem gerar situações de estresse e pressão encima desses profissionais dentro e fora de campo”. Declarou o Secretário de esportes.

Durante a palestra os participantes puderam aprender sobre os 7 Passos Para aliviar a Tensão, os quais são:

• ELIMINE O CIRCUITO DE CULPA, CULPAR OS OUTORS PODE INSTENSIFICA MUITO O CONFLITO.
  • COLOQUE FOCO NA SOLUÇÃO E NÃO NO PROBLEMA.
  • FORTALEÇA SUA AUTO-ESTIMA.
  • AVALIE COMO VOCÊ LIDA COM A PRESSÃO.
  • RESOLVA OS CONFLITOS À MEDIDA QUE SURGEM.
  • MÃOS À OBRA.
  • VIRE A PÁGINA.

Na qual cada tópico foi discutido e orientado pela Psicóloga Lusilene, sobre habilidades para lidar com pressões e durante a palestra a ministrante realizou uma dinâmica em grupos.