GRUPO DE ESTAGIÁRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS REALIZAM AÇÃO SOCIAL NO CRAS DE NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE

O grupo de estágio de Análises Clínicas do 10° período de farmácia da faculdade São Paulo, juntamente com a Prof. Ramiciely Nunes realizaram uma Ação Social no CRAS do Município de Nova Brasilândia por intermédio da Prefeitura Municipal. A Ação contou com uma palestra de prevenção sobre os riscos da automedicação, além da Palestra os técnicos realizaram Limpeza de pele para o grupo e teste rápido de glicemia e pressão arterial.

No qual os técnicos de Farmácia orientaram sobre os efeitos da automedicação, pois o amplo uso de medicamentos sem orientação médica, quase sempre acompanhado do desconhecimento dos malefícios que pode causar, é apontado como uma das causas destes, constituírem o principal agente tóxico responsável pelas intoxicações humanas registradas no país. Dessa forma, o uso indiscriminado de medicamentos tornou-se uma das grandes dificuldades enfrentadas pela saúde no âmbito mundial.

O acúmulo de medicamentos nas residências, constituindo por vezes um verdadeiro arsenal terapêutico, é também fator de risco. Além de favorecer a prática da automedicação, facilitar a ocorrência de um equívoco entre medicamentos, e do risco de intoxicação por ingestão acidental, a falta de cuidados com a farmácia caseira pode afetar a eficiência e a segurança no uso de medicamentos de diversas maneiras, por exemplo, a ingestão acidental dos medicamentos pelas crianças, causando intoxicações e a perda da eficiência do medicamento pelo mau armazenamento ou até mesmo por vencimento.