Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

A ação foi realizada nesta manhã de segunda-feira dia 21 e na tarde do dia 22 de outubro de 2019, na avenida Juscelino Kubitschek, centro de Nova Brasilândia d’Oeste. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo dezenas de atividades para alertar a população sobre a importância da prevenir o câncer de mama, umas delas é a parceria com o hospital do Amor, na qual a carreta esteve no município no período do dia 10 ao dia 12 de setembro, onde foram realizados entorno de 270 atendimentos, vale salientar que o município disponibiliza transporte para pacientes que necessitam realizar acompanhamentos e procedimentos em cidades vizinhas, em todo o decorrer do ano de modo contínuo.

“Essa avenida tem um fluxo muito grande, então nós aproveitamos para realizar o PitStop para divulgar a campanha do “OUTUBRO ROSA”, uma parceria da Atenção Básica entre as secretarias de Educação, Esportes e Cultura, e os agentes comunitários de saúde, para fazer esse alerta as mulheres e aos homens também” frisou a diretora de Atenção básica

Ela fez questão de destacar a prevenção vale para os homens que podem ser acometidos por câncer de mama e quando isso ocorre a doença é mais agressiva do que na mulher. A diretora da Atenção Básica também destacou a importância da Ação “A campanha vem tendo boa receptividade do público, e é muito importante essa ação para podermos levar todas as informações para a população sobre a prevenção do câncer de mama, para homens e mulheres.”

“Acho importante esse trabalho de conscientização, é fundamental orientar a população sobre a prevenção do Câncer de mama, e o município precisa dessas ações, de manifestações a favor da saúde e do bem-estar da mulher” destacou o Prefeito

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.