CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO O Dia “D” vacinação acontecerá no próximo sábado, 19 DE OUTUBRO

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Saúde comunica que no dia 19 de outubro, na sala de vacinação no hospital Municipal das 08h às 16h:30m, será realizado o dia “D” vacinação contra Sarampo e que todas as crianças de 6 a 11 meses devem receber obrigatoriamente a vacina Tríplice Viral, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, vá até a sala de vacinas com o cartão de vacinas e o cartão do SUS para que seja avaliada a situação vacinal.

A vacinação ainda é a forma mais eficiente de prevenir doenças, desde segunda-feira (7) iniciou-se a “Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo” e irá até o dia 25 de outubro de 2019.

A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A aplicação da chamada “dose zero” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação, ou seja, os pais ou responsáveis também deverão levar as crianças na sala de vacinas para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.

Em novembro será realizado o dia “D” para as pessoas de 20 a 29 anos (com esquema incompleto), como público alvo, que acontecerá no dia 30/11/2019 (sábado) também das 8h às 16h:30m, na qual estarão atendendo as demais pessoas que estiverem com o esquema vacinal incompleto.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente, tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

“A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina, vamos juntos continuar na luta contra o Sarampo, a vacinação ainda é o melhor e mais eficaz meio de proteção” ressaltou o Prefeito.