PREFEITURA MUNICIPAL POR MEIO DA SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA EXAMES DE TRACOMA E VERMINOSE EM ALUNOS DE 5 A 14 ANOS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO ATRAVÉS DO PSE – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Prefeitura Municipal em Parceria com a Secretaria de Saúde e com Secretaria de Educação por intermédio da Direção de Atenção Básica realizou exames de TRACOMA E VERMINOSE através do PSE – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, nas escolas do Município. Os exames foram realizados em 2.033 alunos entre as nas fachas etárias de 5 a 14 anos, devidamente examinados pelos profissionais Ilse dos Santos, Margarida Capelette, Eunice Napoleão Donato e Antônio Donato Pereira, com apenas 08 casos confirmados, que já foram devidamente medicados.

Com objetivo de diminuir a carga parasitária da unidade escolar, a Administração Municipal vem desenvolvendo ações de prevenção de doenças nas escolas, com programas de orientações, palestras, dentre outras ações em prol do desenvolvimento na qualidade de saúde não só dos alunos mais também para os munícipes.

Segundo o prefeito Municipal, que essas ações nas escolas são importantes, pois muitos ali sofrem com a falta de informações e os cuidados necessários em relação ao problema. “Poucos conhecem sobre o assunto, então a ida de profissionais até o ambiente escolar também é uma forma de nos orientar sobre a doença que, na maioria das vezes, passa despercebida”.

O que é tracoma?

O tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre principalmente em crianças. O tratamento é fácil, mas se não for tratado, com o passar do tempo, pode prejudicar a visão.

Os Sintomas

Os olhos podem ficar:

• Vermelhos e irritados
  • Lacrimejantes e com secreção
  • Com sensação de areia
  • Intolerância à luz

Transmissão

A transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com Tracoma, de uma pessoa para outra, por objetos contaminados como lápis, borracha e caneta, toalha de rosto e banho, roupas de cama e lenços. Os lugares mais suscetíveis a contaminações são em ambientes coletivos como escolas e creches.

Prevenção

• Lavar as mãos e o rosto com sabonete várias vezes ao dia.
  • Não coçar os olhos
  • Procurar dormir sozinho na cama, e quando precisar dormir com mais pessoas, ficar com a cabeça para lados opostos
  • Não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.

• Em muitos casos pode não ter sintomas
  • Se você convive com uma pessoa que está com Tracoma, é importante que você também seja examinado.
  • Procure um posto de Saúde.

“O objetivo é procurar eliminar a doença e só conseguiremos isso através da educação, ensinando como se prevenir e como tratar”, ressalta a diretora de Atenção Básica.