Secretaria de Assistência social – SEMAS e o Conselho Municipal – CMAS realizou nos dias 03 e 04 de outubro a VIII Conferência Municipal SOBRE O TEMA OS DESAFIOS DO SUAS À LUZ PLANO DECENAL em prol da democracia, não apenas um evento, mas, um grande processo de mobilização, de participação, de debate, de pactuação, de enfrentamento de desafios e principalmente, de construção de um movimento amplo e plural em defesa do SUAS, da Política de Assistência Social, da Seguridade Social e da Democracia.

O compromisso do presente e a perspectiva do futuro têm uma clara direção: consolidar essas políticas como políticas que garantam direitos de cidadania para todos. Consolidar o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, regulamentado com padrões de qualidade, critérios republicanos de alocação de recursos, transparência e controle social é caminhar nessa direção, é garantir desenvolvimento de oportunidades para todos.

“dentre os objetivos de nossa rede de proteção e promoção social, temos de fortalecer vínculos familiares e comunitários, na perspectiva de recuperar a autoestima, estabelecer identidades, referências e valores, permitir o acesso ao rol de direitos elementares da cidadania. Isso requer um extenso trabalho, com isso nossas equipes sempre estão se qualificando cada vez mais, sempre se dedicando cada dia a mais. Há que se prevenir, planejar ações de apoio e atenção a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, fortalecer vínculos familiares e comunitários e desenvolver seus talentos e capacidade” declarou o Prefeito