PROJETO: TURMA DA MÔNICA E VOCÊ, UMA AVENTURA PARA APRENDER! 2018

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ana Carolina Dalla Costa.

A “Turma da Mônica” é atualmente a história em quadrinho brasileira mais publicada no mundo. É super conhecida no Brasil, sendo difícil encontrar alguém que não goste dela. De acordo com as pesquisas mais recentes, as histórias em quadrinhos têm sido utilizadas como um recurso de apoio didático no processo de alfabetização e outros níveis de ensino. As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são conhecidas pelo público infantil e podem ser utilizadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas e conteúdos. Como os personagens também são crianças espera-se que elas se identifiquem com algum deles.

Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ana Carolina Dalla Costa no Município de Nova Brasilândia D’Oeste tendo como objetivo geral vivenciar situações significativas de leitura, produção oral e escrita levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura, enriquecendo o desenvolvimento das atividades de forma lúdica e prazerosa no processo do desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando uma aprendizagem em que o aluno interaja com o meio em que vive, participando de transformações sociais e culturais.

Foram realizadas atividades que propiciaram a alfabetização e o letramento de forma interdisciplinar, tendo a Língua Portuguesa como área central envolvendo as disciplinas de Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte, atendendo alunos doPré II – Educação Infantil, e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, abrangendo um total de 543 alunos.

O projeto foi trabalhado duas vezes por semana e teve uma duração de seis meses abordando os seguintes temas: animais de estimação (de todos os personagens), Família (Mônica), Meio ambiente (Chico Bento e Rosinha), Campo e cidade (Chico Bento e Rosinha), Alimentação Saudável (Magali), Bullying (Cebolinha), Higiene (Cascão). Os gêneros trabalhados no projeto foram: biografia do autor e de cada personagem da turma, certidão de nascimento, gibi, capa de gibi, tirinha, bilhete, receita, cartaz, convite, trava-língua, gráfico, tabela.

No encerramento foi exposto nas salas temáticas as atividades elaboradas durante o período de execução do projeto de acordo com os conteúdos trabalhados para apreciação de toda comunidade escolar. Também houve apresentações das turmas.

Cronograma das Apresentações: Projeto Turma da Mônica 22/11/2018

Tema Música Apresentação
1 Abertura Matilde
2 Apresentação Celma Era Uma Vez