CAMPANHA: TRACOMA TÊM CURA

0

Foi realizada em Nova Brasilândia D’Oeste, o primeiro ciclo da campanha de prevenção ao tracoma nos dias 20/06 a 22/06/2018 pela equipe: Examinador padronizado pelo Ministério da Saúde  Manoel Campanari, Coordenadora da Atenção Básica Geni Veríssimo da Rocha, Coordenador do Programa de Saúde na Escola (PSE) Jefferson Nicolino Volpe, contamos com o  apoio da enfermeira Castorina Gonçalves Leite Xavier, o dentista Ricardo  Andre Muczfeldt, técnica de enfermagem Mariza Pereira Gomes e os agentes comunitários de saúde:Izabel Cristina  Rael de Carvalho, Deguimar Batista Gonçalves, Vitalina Rodrigues da Costa e professores.

Foram realizadas avaliações em 05 escolas, na faixa etária de 05 a 14 anos e alguns professores que se queixam de sinais e sintomas característico do tracoma. Foram avaliados num total de 1.475 pessoas, destas foram confirmados 07 casos.

Tracoma é uma doença oftalmológica infecciosa, de etiologia bacteriana (Chlamydiatrachomatis), altamente contagiosa, que compromete a córnea e a conjuntiva, podendo levar à cegueira.

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor nos olhos e lacrimejamento, corrimento ocular, sensação de areia nos olhos, sensibilidade a luz, pálpebras inchadas.

A prevenção desta doença pode ser feita através da adoção de hábitos adequados de higiene, como lavar o rosto das crianças com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e boas condições sanitárias.

Deixe uma resposta