AUDIÊNCIA PUBLICA REFERENTE A MINERAÇÃO SANTA ELINA NO MUNICÍPIO DE NOVA BRASILÂNDIA D OESTE-RO.

Aconteceu na Câmara municipal de Nova Brasilândia D’ Oeste – RO na manha desta quinta feira 10/05 uma Audiência Pública referente à Mineradora Santa Elina, que vem Trabalhando em âmbito experimental na lavra de Zinco e Chumbo no município.

Como presidente da Comissão Deputado Hermínio Coelho, Relator Dep. Estadual Anderson do Singeperon e presente também o Dep. Lebrão.

A instalação fora criada  para averiguar o processo de lavra e exportação dos minérios para o Estado de Minas Gerais.

A Bancada foi formada Pelos representantes dos Órgãos sendo eles o (DNPM) Departamento Nacional de Produção Mineral, (SEDAM) Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, (SEFIN) Secretaria de Estado de Finanças e pelos representantes Municipais Prefeito Hélio Mendes, presidente da Câmara Patrocínio Cunha.

Esteve presente o Advogado, geólogos, Coordenador e funcionários da empresa Santa Elina.

O prefeito Hélio Mendes Declarou que todas as documentações solicitadas foram entregues ao município, a mesma sempre esteve disponível para qualquer averiguação e visita ao local, há mais de10 anos em pesquisas no município e que acredita nos valores e compromissos apresentados pelos representantes. O prefeito Sugeriu  a comissão que tenha um geólogo especializado para que haja clareza na averiguação dos minérios, todavia  que acelera o mais rápido possível com as averiguações. A mineradora emprega 80% dos funcionários do município sendo de suma importância a geração de emprego e renda ao município, Nova Brasilândia é muito carente de emprego ressaltou o Prefeito Hélio Mendes.

O Relator deputado Anderson do Singeperon solicitou que fosse encaminhado para a Assembléia legislativa Números tributários e pesquisas feitas no local pelos órgãos públicos responsáveis e estipulou 10 dias para que fosse entregue.

O pronunciamento do Deputado Lebrão foi em favor a Mineradora, o mesmo ressaltou que a Empresa Santa Elina traz empregos para o município e pediu que o quanto mais rápido possível poder finalizar o processo de investigação é melhor por atrapalhar os trabalhos da empresa.

Seguiram ao local de extração o Deputado Anderson, Deputado Lebrão, Prefeito Helio Mendes Vice Alteme da 13 e vários outros que estavam presente a audiência.

SEDAN, DNPM E SEFIM provam com eficiência formalmente que vem colocando em vigor as suas atribuições, foi apresentado Licenças Ambientais e vários outros Documentos comprobatórios de Regularização da parte da empresa Santa Elina.