VII Conferência Municipal da Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CMAS (Conselho Municipal da Assistência Social) realizou no dia 05 de Julho de 2017 a VII Conferência Municipal da Assistência Social: Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS.

No evento realizado na Câmara Municipal de Nova Brasilândia d’ Oeste estavam presentes o prefeito Hélio Mendes, representantes do conselho municipal da assistência social, o secretário municipal da assistência social e demais funcionários da secretaria, profissionais da saúde, educação, universitários, membros da comunidade local e também representantes do Conselho Tutelar de Novo Horizonte e a representante da Secretaria Estadual de Assistência Social.

A cerimônia de abertura foi feita pelo professor Paulino Fernandes. Entre uma das falas no momento da abertura destacamos a do prefeito Hélio Mendes que na oportunidade agradeceu a presença de todos os participantes e destacou a importância da sociedade conhecer o funcionalismo público e a realidade da comunidade local para que juntos possam participar e somar na elaboração de propostas que na pratica atendam as necessidades sociais do município, em seguida parabenizou a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social pela realização da Conferência.

Dentre os objetivos da conferência destacamos a oportunidade de analisar e informar a população sobre os programas sócioassistenciais, conhecer as funções da Secretaria de Assistência Social, e eleger os delegados para representar o município na Conferência Estadual. A análise dos eixos norteadores da Conferencia, sendo eles:

Eixo 1 A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

EIXO 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais

EIXO 4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

O palestrante da Conferência foi Állef Diego Bonfim com muito conhecimento na área, explica os direitos e deveres do SUAS.

Oportunizaram a obtenção de conhecimento dos setores relacionados e a elaboração de propostas que visam melhorias na Secretaria de Assistência Social e consequentemente no município.  As propostas aprovadas serão apresentadas e defendidas na Conferência Estadual de Assistência Social, através dos delegados eleitos em assembleia.

« 1 de 3 »